1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker na prisão

 

O cidadão ucraniano foi condenado a quase 14 anos de prisão, e ao pagamento de 16 milhões de dólares em restituições, pelas suas ações dentro do grupo de ransomware REvil.

 

Yaroslav Vasinksyi, também conhecido como “Rabotnik”, era membro do grupo de ransomware REvil, que terá participado em mais de 2500 ataques de ransomware. No total, o grupo terá obtido mais de 700 milhões de dólares em pagamentos de entidades que foram alvo do mesmo.

 

Derivado das suas atividades dentro do grupo, “Rabotnik” foi condenado pelas autoridades norte-americanas a 13 anos e 7 meses de prisão. O tribunal deu como provado que Vasinksyi terá realizado vários dos ataques do grupo, enviando o malware para as empresas de forma a tentar obter receitas com o pagamento de resgate dos conteúdos encriptados ou roubados.

 

O tribunal considera ainda que, embora as medidas tenham sido aplicadas pela lei norte-americana, as ações do grupo de ransomware atingiram empresas em todo o mundo.

 

Em 2022, cerca de um ano depois de Vasinksyi ter sido detido na Polónia, o mesmo foi extraditado para os EUA, onde foi formalmente acusado dos crimes associados com o grupo de ransomware. Eventualmente este viria a considerar-se culpado pelos crimes cometidos.

 

As autoridades apreenderam ainda mais de 39.89138522 bitcoins e 6.1 milhões de dólares que terão sido obtidos dos ataques realizados pelo grupo.

 

O grupo REvil era conhecido por aplicar uma técnica de extorsão dupla, onde primeiro encriptava os conteúdos dos sistemas infetados, mas também roubava os mesmos e ameaçava publicar informação sensível caso o pagamento não fosse realizado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech